Pular para o conteúdo

Descrição do Livro

A pandemia de Covid-19 poderia estar forjando novos tipos de vínculos nas relações humanas?

Clique para comprar

Viver em tempos de pandemia é como ter a Espada de Dâmaco pendurada sobre nossas cabeças a cada dia. Esta situação levou a mudanças significativas em nossas relações familiares, de trabalho e sociais, então responder à pergunta acima requer que realizemos um exame crítico dos fatores morais presentes nela. E embora uma ampla gama de discussões filosóficas tenha mapeado algumas das questões éticas relacionadas à pandemia, uma coisa que parece ter sido negligenciada é que as relações humanas em si têm um lugar de destaque como objeto de estudo para os éticos. Nossa intenção neste livro é trazer para o foco novas questões sobre como as relações durante os tempos de pandemia moldam nosso comportamento moral, atitudes e julgamentos. Os colaboradores têm vivenciado a pandemia em contextos amplamente variados em todo o planeta. Suas explorações do conteúdo moral no cerne de nossos relacionamentos podem nos ajudar a desdobrar o que chamo de relações pandêmicas e a entender em profundidade as implicações dessa nova dinâmica social (provisória ou não) para a moralidade.

A pandemia de COVID-19, cujas consequências serão sentidas a longo prazo, pode ser interpretada como um sinal de que estamos vivendo em uma era pandêmica. Uma pandemia é o terreno comum da humanidade, portanto, os problemas morais inerentes a ela interessam a todos a partir de agora. Ela trouxe um conjunto de desafios morais que não podem ser ignorados.

Este livro – que surgiu em meio à crise do novo coronavírus – foi projetado para preencher a lacuna na literatura atual sobre o tema, oferecendo uma abordagem original para suas implicações morais. Pode ser considerado um guia diante desses desafios da era pandêmica para as relações humanas.

A pandemia é um fenômeno multifacetado, e seu debate envolve uma ampla variedade de preocupações filosóficas práticas. Todos os capítulos deste livro, divididos em quatro seções, visam esclarecer seus aspectos centrais, enquanto cada capítulo oferece uma abordagem original para as principais questões do debate e se baseia na expertise de cada colaborador mais significativo. Além disso, refletem suas experiências pandêmicas únicas sob o escrutínio do inquietante filosófico.

Como a pandemia é um evento em curso, Desafios Morais em uma Era Pandêmica será de interesse para professores, estudantes e pesquisadores engajados em compreender a dimensão ética da era que estamos vivendo. Os problemas abordados nesta coletânea transcendem os limites do campo filosófico, oferecendo uma abordagem inovadora para indivíduos interessados em discutir a pandemia de um ponto de vista moral. Tal discussão abrange a investigação filosófica, mas não se limita a ela. Aqueles interessados em áreas relacionadas, como psicologia, sociologia, biologia, saúde pública, educação, antropologia e estudos culturais – para citar alguns – encontrarão conexões com temas paralelos neste livro. Além disso, a coletânea traz uma abordagem teoricamente fundamentada para vários debates relacionados em uma linguagem acessível a qualquer pessoa que queira saber mais sobre o tema.

As discussões apresentadas aqui se concentram em questões fundamentais sobre as implicações morais das relações estabelecidas dentro da primeira pandemia devastadora do século XXI. Goste ou não, a humanidade pode estar sujeita a situações semelhantes no futuro, e esperamos que este livro lance luz sobre a importância de analisar por que esses tipos de interações, em seus níveis mais diversos, devem constituir o cerne das discussões morais contemporâneas. Antes de tentar (re)criar nossos vínculos sociais, precisamos entender como eles foram alterados em meio à pandemia de COVID-19. Os pontos apresentados aqui são apenas uma primeira tentativa de responder à pergunta inicialmente levantada. No entanto, esperamos que eles encontrem eco em futuros debates entre aqueles interessados no assunto.

Sumário – adptado para português

Prefácio – Maxwell J. Smith

  1. A era da pandemia: Uma visão geral – Evandro Barbosa

Parte 1: Racionalidade e emoções morais

  1. Sobre a psicologia moral do agente pandêmico – Anneli Jefferson e Lisa Bortolotti
  2. Sentindo-se solitário: Rumo a uma abordagem fenomenológica da solidão durante a pandemia de COVID-19 – Flavio Williges
  3. Do medo à raiva: Uma investigação da relação entre emoções negativas e populismo no contexto da COVID-19 – Matheus Mesquita Silveira
  4. “Ninguém consegue sozinho”: Rumo a uma visão relacional da resiliência – Martina Orlandi

Parte 2: Virtudes e traços de caráter

  1. A pandemia de COVID-19 e a linguagem das virtudes – Denis Coitinho
  2. Um modelo alternativo de ética para crises globais: Relacionismo confuciano – Jana S. Rošker
  3. Danse macabre: Leveza e moralidade em um ano de peste – Simone Gubler
  4. Bem-estar no tempo da COVID-19 – Mauro Rossi

Parte 3: Arranjos sociais e conflitos morais

  1. Adentrando o negacionismo: Racionalidade, emoção, valor e confiança no contexto social – Leonardo de Mello Ribeiro
  2. Quebradores de regras da COVID e o contrato social – Peter R. Anstey
  3. Chance, consentimento e COVID-19 – Ryan Doody
  4. Alocação de unidades de terapia intensiva escassas na COVID-19 e o ageísmo – Alcino Eduardo Bonella

Parte 4: Vida pós-COVID-19: Algumas questões morais

  1. Faces da responsabilidade e agência moral em uma era de pandemia – Evandro Barbosa e Thaís Alves Costa
  2. Comunidade, cuidado e reconhecimento social em um mundo pós-COVID de trabalho – Joshua Preiss
  3. O campo emergente da ética pandêmica – Marcelo de Araujo