Pular para o conteúdo

Pandemia e Relações Humanas

Título: PANDEMIA E RELAÇÕES HUMANAS: Considerações Morais no Tempo da COVID-19.

Apoio financeiro: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Resumo: Do ponto de vista moral, quais são as consequências da pandemia de COVID-19 nas relações humanas? Viver em tempos de pandemia é como ter uma Espada de Dâmaco sobre nossas cabeças todos os dias. Essa situação trouxe mudanças significativas em nossas relações familiares, profissionais e sociais. Portanto, responder à pergunta acima requer um escrutínio crítico dos fatores morais em jogo.

Embora uma ampla gama de discussões filosóficas tenha explorado questões éticas relacionadas à pandemia, particularmente aquelas no domínio da bioética, as relações humanas em si não parecem ter ocupado um lugar de destaque como objeto de estudo para aqueles interessados em ética. O objetivo deste projeto é discutir como as relações durante a pandemia de COVID-19 moldam nosso comportamento moral. Para alcançar isso, analisarei o que chamo de “relacionamentos pandêmicos” a fim de obter uma compreensão profunda das implicações morais dessa nova dinâmica social, temporária ou não.

Para alcançar esse objetivo, a pesquisa seguirá um roteiro definido, concentrando-se em três aspectos principais: (i) circunstâncias de justiça e condições de agência, (ii) traços de caráter e responsabilidade moral e (iii) emoções morais e interesses.